Sabemos que os cuidados com a prevenção contra o coronavírus não se limita somente ao uso de máscaras de proteção ou a higienização das mãos, boca e nariz, pois através da conjuntiva (mucosa que reveste os olhos) também é possível a disseminação do COVID-19.
 Para as pessoas que utilizam óculos pode parecer que existe uma barreira de proteção para os olhos, mas na verdade se tornam transporte de vírus e bactérias através do manuseio. Portanto o mesmo deve ser sempre bem higienizado da maneira correta para o uso.
 A utilização do álcool em gel tem provado a eficácia na ajuda da prevenção da contaminação. Para aumentar as escolhas de opções de desinfecção o Ministério da Economia, Comércio e Indústria e o NITE (Instituto Nacional de Tecnologia para Avaliação de Produtos) do Japão, comprovaram a eficácia de alguns produtos no combate ao Sars-CoV-2 porque possuem em seus componentes substâncias conhecidas como surfactantes. 
 Os surfactantes ou tensoativos, são substâncias muito eficientes no combate a gordura muito utilizada para limpeza geral pois consegue "envolver" a sujeira e retirá-la da água através de um processo chamado emulsificação.
 Os vírus são compostos por uma camada protetora feita de lipídeos, ou seja, Gordura. Sendo assim, produtos que são eficazes na limpeza de gordura, são capazes de eliminar os vírus. Em materiais de aço e plástico os vírus podem sobreviver até 72 horas e em materiais revestidos por cobre podem permanecer por até 4 horas vivos. Já em papelões a permanencia deles é de até 24 horas.
 O Cloreto de Benzalcônio provou sua eficácia a partir da porcentagem minima de 0,05%. https://www.nite.go.jp/information/osirasefaq20200430.html 
 Dentro da linha de produtos SOFT99 Personal Care, os Shampoos para óculos se enquadraram neste quesito contendo entre 0,1% e 1% de Cloreto de Benzalcônio fazendo do shampoo um produto eficaz contra vírus e bactérias.