Lavar o carro pode parecer uma tarefa fácil, e realmente não existe segredos. mas exige atenção em alguns passos que são importantes para uma boa lavagem correta, pois um procedimento mal executado, pode causar muitas dores de cabeça.
 Exemplo: Manchas, microrriscos, etc, que irão dar muito trabalho para remoção posterior.

Materiais para utilização

PASSO 1
Escolhendo os materiais corretos:
a) Balde
b) Mangueira Com Bico de Ajuste de Fluxo
c) Shampoo PH Neutro
d) Esponjas
e) Pano ou toalhas

Obs. Não utilize shampoo de cabelos, sabonete, detergente de cozinha, etc, pois não são produtos especialmente desenvolvido para veículos e não irão conseguir retirar a sujeira corretamente do veículo.

Diluindo shampoo PASSO 2
Verifique a diluição correta do shampoo automotivo no manual. Existem shampoos que não há necessidade de diluição e pode ser aplicada diretamente sobre a esponja.
Lavando os pneus PASSO 3
Jogue água nos pneus e rodas para retirar resíduos de areia, terra mais grossa, que está impregnado. Utilize a regulagem do bico na posição aberta pois o bico direcionado (fechado) poderá ocasionar a ruptura de alguma parte pintada.
Agora, aplique a esponja com shampoo e muita espuma para remoção da sujeira, não esquecendo de enxáguar após o procedimento.
Lave e enxágue muito bem a espoja em água corrente, para que seja retirado toda a sujeira. Recomenda-se ter uma esponja somente para pneus e rodas e outra para o resto do veículo. Utilizar uma esponja suja na lataria do veículo seria como se estivéssemos friccionando detritos de areia e terra no veículo riscando o mesmo.
Lavar de cima para baixo PASSO 4
Jogue água por todo o veículo obedecendo a ordem de cima para baixo: teto, janelas, capô, laterais e para-choque, para que os detritos escorram de maneira correta.
Espuma no carro lavando por partes

PASSO 5
Faça a lavagem por partes, seguindo a mesma ordem com a esponja e muita espuma lave o teto, janela, capô, laterias e para-choque. Evite que a espuma seque na lataria, recomendamos enxaguar a cada parte aplicada para que não ocasione manchas ou não retire corretamente os resíduos. 

Obs. em lugares de díficil acesso recomendamos a utilização de escovas dentais para remoção de sujeira.

Enxaguar bem PASSO 6
Enxugue com um pano ou toalha secando completamente o veículo. Dê preferência as toalhas próprias para secagem: Super Cloth ou Micro Chema.
A importância de secar após a lavagem é para impedir a formação de manchas aneladas, pois as gotas d'água contém flúor e íon.